domingo, 27 de fevereiro de 2011

DVD O Saci - 1953

O filme mostra as aventuras de Narizinho e Emília no Sítio do Picapau Amarelo, junto de Pedrinho que quer capturar um Saci em uma garrafa, seguindo as instruções do Tio Barnabé. O Saci depois de capturado e solto novamente, irá ajudar Pedrinho a desfazer uma bruxaria que a Cuca jogou em Narizinho, transformando-a em pedra. No Sítio vivem ainda Dona Benta e Tia Nastácia, que cuidam das crianças, e se divertem com suas reinações.

O Saci é um filme brasileiro de 1951, dirigido por Rodolfo Nanni, a primeira produção infantil importante do cinema brasileiro. Foi também a primeira adaptação audiovisual da obra de Monteiro Lobato, baseado no livro O Saci, de 1921. Em 1952, um ano após o sucesso do filme, as histórias dos livros do Sítio do Picapau Amarelo, ganharam a primeira versão para a televisão na TV Tupi, e anos depois, várias outras em diferentes emissoras: a segunda na Cultura em 1964, a terceira na Rede Bandeirantes em 1967, e a quarta e quinta versão na Rede Globo, uma em 1977 e outra em 2001.
O Visconde de Sabugosa não aparece durante o filme, porque aparentemente, a adaptação da história se passa em um período após ao que acontece no livro Reinações de Narizinho, onde o Visconde morreu afogado.

Neste filme, a boneca Emília foi interpretada por uma criança, a atriz mirim Olga Maria Amâncio. Anos depois, a Emília foi vivida por atrizes adultas na TV, desde 1952 na Tupi, até 1977 na Globo. A boneca só voltaria a ser vivida por uma criança novamente, em 2001 na TV Globo, onde o papel foi feito por Isabelle Drummond, de 8 anos.

Um comentário:

  1. oi gostaria de compra este Dvd "O saci - 1953"
    Quero saber o valor, a Procedencia e mais informaçoes!
    deric_alan@yahoo.com.br
    34341079( barto)

    ResponderExcluir