domingo, 20 de fevereiro de 2011

Livro de Monteiro Lobato para Ipad

O que Monteiro Lobato acharia de um livro digital? Provavelmente, ele iria se interessar muito, como era sua característica de curioso e empreendedor. Pois a sua obra dá o primeiro passo à tecnologia e a Globo Livros lança, durante a 21ª Bienal Internacional do Livro, uma versão para ser lida no iPad de A Menina do Narizinho Arrebitado, primeiro livro para crianças do autor, lançado em 1920.

Ainda não relançada no papel - o que não tem data definida para acontecer - 90 anos depois a obra passa a ser interativa. As ilustrações na versão para iPad são de Rogério Coelho, que dá um olhar diferente para os desenhos de Voltolino (pseudônimo de Lemmo Lemmi), responsável pela original. “Em uma das passagens, onde aparece uma caverna escura, é possível clicar na tela do tablet, arrastar a figura de um vaga-lume e iluminar o texto”, explica Mauro Palermo, diretor da Globo Livros.

O cuidado na adaptação foi modernizar o clássico sem perder o texto original de Monteiro Lobato. O livro conta a história de Lúcia, a menina do narizinho arrebitado que é levada por um peixe falante, o príncipe Escamado de Prata, ao Reino das Águas Claras. A menina carrega sua boneca de pano, Emília, e juntas vivem inesperadas aventuras. Já ouviu essa história em algum lugar? Pois A Menina do Narizinho Arrebitado foi o livro que originou As Reinações de Narizinho (o primeiro da série sobre o Sítio do Picapau Amarelo).

Aversão digital de A Menina do Narizinho Arrebitado chegará na AppStore (loja virtual da Apple) em novembro de 2010. O preço ainda não foi definido. Até lá, é possível visualizar só o primeiro capítulo durante a 21ª Bienal Internacional do Livro, no estande da Globo Livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário